28 de fevereiro de 2012

Aluguel tem menor Reajuste desde 2010.



Os contratos de aluguel imobiliários indexados ao IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) que completam aniversário entre hoje e o fim de março serão reajustados em 3,43%.





Esta foi à variação acumulada em 12 meses do indicador, desenvolvida pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), menor resultado desde abril de 2010, quando a alta foi de 2,88%.

Depois de atingir picos históricos acima de 11% nos primeiros meses de 2011, o índice apresentou sua 13ª queda consecutiva. Tendo em vista o aumento do valor da locação, má notícia para os proprietários. Um aluguel de R$ 1.500, por exemplo, terá acréscimo de apenas R$ 51,45.

Essa pequena gordura monetária é motivo para comemoração dos inquilinos, que receberão golpe mais fraco no orçamento para pagar os próximos 12 meses. “É sempre assim. Quem recebe sofre e quem paga comemora”, destacou o proprietário da Andreense Colicchio Imóveis, Miguel Colicchio Neto.

“Mas sempre tem o lado bom”, disse o executivo ao lembrar que o inquilino dificilmente quebrará os contratos por não conseguir manter a liquidação das mensalidades com reajuste. 



Para o delegado regional do Creci-SP, Alvarino Lemes, não há motivos para que os inquilinos se preocupem com reajustes maiores do que a variação do IGP-M. 



O indicador é o mais utilizado em contratos de locação imobiliária, que normalmente duram três anos e não são alterados neste período.

“Outro motivo é que o preço dos alugueis já está muito alto por conta da falta de oferta de imóveis. Além disso, o proprietário não conseguirá chegar a um acordo com o inquilino para aumentar o aluguel acima do índice, hoje dá para financiar um imóvel com parcelas bem menores do que os aluguéis”, explicou.

Indicador (IGP-M) caiu 0,06% em fevereiro contra janeiro, resultado que contribuiu para a 13ª queda consecutiva no acumulado de 12 meses. O indicador é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência, neste caso fevereiro.


Serviços:


Por Pedro Souza 
Fonte: www.dgabc.com.br

Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy Imóveis