27 de fevereiro de 2012

Reformas no Prédio Valorizam o Imóvel.

Benfeitorias nas áreas comuns não só evitam que seu apartamento perca valor como podem valorizá-lo.

O morador de um prédio relativamente antigo pode se surpreender ao saber que os apartamentos do edifício ao lado, construído de forma similar e na mesma época são mais valorizados que seu imóvel.


Um detalhe simples pode ser o responsável por essa diferença de preço: ao contrário do seu prédio, o edifício vizinho tem uma área de lazer!

As facilidades oferecidas em um prédio são um dos muitos fatores que determinam a valorização ou desvalorização das unidades do condomínio. Até o estado de conservação da fachada pode ser determinante para a diferença de preço entre dois apartamentos com a mesma metragem, localização e idade.

Mesmo que não contribua para a valorização dos apartamentos, benfeitorias nas áreas comuns são importantes para que o imóvel não perca valor por parecer maltratado. É preciso apenas ter em mente que boa parte dessas obras precisa de um alvará da prefeitura. De maneira geral, toda obra que afete a estrutura do prédio ou envolva alteração de uso de uma determinada área precisa desse tipo de alvará. 

Além disso, os profissionais responsáveis e a própria obra devem ter registro no CREA local. “Só não se pode mesmo aumentar a área computável, que é a área máxima de construção em um empreendimento. Se essa área já estiver esgotada, não pode ser modificada”, diz Alex Strotbek, consultor imobiliário do escritório Areal Pires Advogados.

Fique por dentro das melhorias que podem valorizar, ou pelo menos ajudar a manter o Valor do seu Imóvel:

Modernização da Fachada:



O economista Luiz Calado, autor de um livro sobre a compra e venda de imóveis, costuma contar sobre um conhecido seu que dizia que compraria “qualquer coisa que tivesse as paredes descascando”.



Muitas vezes, a má aparência de um imóvel é o suficiente para desvalorizar suas unidades e o contrário também é verdade. Uma fachada renovada, limpa e moderna por si só já pode valorizar os apartamentos em relação a seus pares.

Em prédios antigos, os moradores podem optar por modernizar a fachada. Além da pintura ou da troca de pastilhas, a melhoria pode envolver a troca dos gradis das varandas, pode-se tirar um gradil de ferro e trocá-lo por vidro e alumínio, e as grades antigas da entrada do prédio por chapas de vidro de segurança (Ver aqui Matéria sobre Fachadas de Vidro).

Reforma das Áreas Comuns:

Da mesma forma, uma portaria ou um hall de entrada atraente pode contribuir para a valorização do imóvel, ou então para a manutenção de seu valor. “A pintura externa pode ser renovada de três em três anos; já a pintura interna, pode-se renovar anualmente ou a cada dois anos”, orienta o consultor Alex Strotbek.

Construção de uma Área de Lazer:

Em regiões onde os prédios sejam antigos e desprovidos de área de lazer, construí-la pode ter um impacto muito positivo no preço de avaliação das unidades. Pode ser possível, por exemplo, transformar um mero jardim ou pátio em um playground ou mesmo construir uma piscina. 

Como se trata de alteração de uso da área, provavelmente será preciso um alvará da prefeitura. Mas sendo possível construir ou mesmo incrementar a área de lazer já existente, a modificação pode valer muito a pena.

Manutenção e Modernização:



Manter a manutenção do edifício em dia é básico, mas modernizar as partes elétrica e hidráulica é outra medida que não só melhora a qualidade de vida dos moradores como valoriza os apartamentos. 



Em prédios com mais de 20 anos é uma boa ideia renovar a parte elétrica, trocar canos de ferro por canos de PVC e instalar elevadores mais modernos.

Ampliação do Número de Vagas:

Em prédios com poucas vagas que ainda disponham de área livre, pode-se ampliar o número de vagas. Se o solo e a estrutura do prédio permitir, é possível até mesmo construir uma garagem subterrânea.

Adaptações Ecologicamente Corretas:

Edifícios que adotam medidas ecologicamente corretas são mais valorizados, a construção de um sistema de reaproveitamento de água e para diminuição do consumo de energia elétrica podem demandar investimentos iniciais altos, no entanto, a economia obtida com o passar dos anos justificam o investimento, fora o impacto no valor dos apartamentos. 

Também são valorizados prédios que contam com sistema de separação de lixo e coleta seletiva.

Serviços:



Por: Julia Wiltgen
Matéria: www.exame.com.br

Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy Imóveis