21 de março de 2012

Como Vender seu Imóvel com Segurança.



Muitos proprietários pensam em vender seus imóveis, porém existe a preocupação de conseguir assessoria para agilizar a comercialização, e ao mesmo tempo proteger-se em todo o processo.






Por isso imobiliárias e corretores são cada vez mais procurados!

O que ainda é pouco informado, é que ao conceder a imobiliária o direito de venda do imóvel, o proprietário está criando um vínculo legal com a mesma, que pode ser limitado pela exclusividade ou não de venda, para decidir é importante que você saiba primeiro o que é venda com exclusividade ou sem exclusividade?

Uma cessão de venda ‘com exclusividade’ limita o vendedor à utilização de somente uma imobiliária, durante um período que deve ser combinado e aprovado pelas partes antes da assinatura da cessão de direitos para venda. 

Isso pode ser bom, porque dá ao proprietário do imóvel a tranqüilidade de ter que lidar somente com uma empresa durante o processo, reduzindo a exposição daquilo que ainda é seu patrimônio. 

Porém é preciso ter a certeza de que aquela empresa que contará com a exclusividade na venda do imóvel, seja uma imobiliária sólida e com histórico de vendas comprovado, além de possuir uma forte estratégia de mídia que garanta ao vendedor rapidez na captação de interessados em seu imóvel. 

Resumindo, é interessante dar exclusividade a imobiliárias que garantam retorno rápido na venda, então avalie como a empresa que pleiteia a exclusividade, se a mesma atua fortemente nos Classificados Impressos, Internet (Portais e Classificados) e Redes Sociais.


A cessão dos direitos de venda ‘sem exclusividade’ não chega a ser o oposto da outra, mas permite ao vendedor negociar com várias imobiliárias ao mesmo tempo, porém trará uma exposição do patrimônio desnecessária e em alguns casos até mesmo incômoda. 


“Funciona para quem tem imóveis populares e com grande oferta no mercado, mas é ruim para vendedores de imóveis mais seletos e exclusivos”.

Neste processo, cabe negociar bem com a imobiliária que tipo de estratégia será usada na venda do imóvel, ou seja, como o mesmo será anunciado: Em quais jornais, revistas ou sites a empresa pretende listar seu imóvel. 

Exija do corretor que lhe atende esta lista e que o anúncio seja fiel às condições reais do imóvel. Além disso, certifique-se de que as fotos utilizadas em tais anúncios não facilitem a localização exata de sua residência, já que o fator segurança é importante para você e sua família.

Tomada a decisão de ceder seu imóvel para venda ‘com ou sem’ exclusividade, o mais importante é cumprir uma rotina de disponibilidade para mostrar o imóvel a possíveis interessados. 

Faz-se necessário que o vendedor entenda que um imóvel à venda precisa ser mostrado a qualquer potencial comprador e que é seu papel facilitar a visita ao imóvel sempre que preciso. 



É lógico que devem ser estipuladas alguma regras de visita com a imobiliária, como dias e horários. 





Mas os mesmos devem ser respeitados por ambos, exceções devem ser negociadas com alguma antecedência.

Procure conhecer a imobiliária que vai assessorar o processo de venda. Saiba quem são os gerentes e supervisores, tenha seus números telefônicos e emails, além disso, conheça e mantenha a informação de contato do departamento jurídico da mesma, estas informações são importantes na hora de se defender ou até mesmo negociar um melhor atendimento e suporte.

Cada imobiliária possui um processo individual de venda, por isso é preciso estar bem informado sobre como elas trabalham, hoje em dia vender um imóvel sem assessoria pode ser um desastre total. 

Proteja-se e preserve seu patrimônio, contrate uma ou mais imobiliárias para vender seu imóvel, você arcará somente com os custos de comissões, que hoje ficam em torno de 5% a 6% do valor de venda do imóvel. 

O que é na verdade é pouco se comparado às perdas e danos que podem trazer um negócio imobiliário mal conduzido.

Produtos e Serviços Imobiliários:





Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas

3 comentários:

José Ruiz disse...

A exclusividade é uma condição vital para o desempenho equilibrado da profissão de corretor de imóveis. No mercado nenhum outro profissional aceita a execução de qualquer trabalho sem um mínimo de garantia.. lamentavelmente alguns corretores se sujeitam a isso.. quem quiser conferir as vantagens da exclusividade para os proprietários é só seguir o link: http://lopes-imoveis-portoalegre.com.br/2013/05/a-importancia-da-exclusividade/

Rede Lar&Cia disse...

Boa Tarde! Sr. José Ruiz,

Concordamos plenamente com o amigo, e ainda podemos dizer que não há nenhuma vantagem para o proprietário em deixar seu imóvel á venda, com inúmeras imobiliárias.

Um Abraço!
Atendimento Rede Lar&Cia.

Imóveis Leblon disse...

Otimo post

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy Imóveis