1 de junho de 2012

A Casa Própria ainda é um Sonho Distante?

casa propria


A baixa oferta de moradias do setor privado a preços acessíveis faz com que 60% das famílias em São Paulo, enfrentem dificuldade para comprar a Casa Própria.




De acordo com pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre habitação que analisou 41 cidades na América Latina., a capital paulista está em situação semelhante à Caracas, capital da Venezuela, e Buenos Aires, capital da Argentina.

Cerca de 50% de todas as famílias das 41 maiores cidades da América Latina não tem recursos para comprar a casa própria, de acordo com estudo, em cidades como Bogotá, Cidade do Panamá, San José e Valparaíso, três em dez famílias enfrentam pelo menos um tipo de dificuldade de acesso.

A moradia formal mais barata oferecida pelo setor privado na região custava em média US$ 24 mil em 2010, e uma família média local necessitaria do equivalente a 21 meses de renda total para comprar o imóvel. 

No entanto, em Caracas e Buenos Aires, por exemplo, os preços são muito altos em comparação com o nível de renda e as famílias nessas cidades precisam do equivalente a, respectivamente, 31 meses e 45 meses de renda para conseguir comprar uma casa, diz a publicação.

imovel e dicas


Conforme o estudo, a situação é crítica em cidades como Santa Cruz, La Paz, Lima, Santo Domingo, San Pedro Sula e Manágua, nesses locais, dois terços das famílias (cerca de 66%) não tem como comprar uma moradia decente, diz a pesquisa. 



Na maior parte dos casos, o obstáculo é a renda insuficiente, mas há também a dificuldade de documentar a mesma e uma baixa oferta de moradias adequadas de baixo custo.

Conforme o economista do BID, César Bouillon, que coordenou o estudo, um número significativo de famílias na região não consegue participar do mercado formal de habitação devido à baixa renda, desenvolvimento inadequado do uso do solo, crédito limitado e investimento insuficiente em moradias a preços acessíveis. 

Ele completa ainda que há uma enorme demanda de habitações formais a preços acessíveis destinadas às classes mais baixas, setor considerado pouco servido pelo mercado habitacional e pelos programas governamentais.


Produtos e Serviços:





Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy