20 de julho de 2012

Do Imóvel Antigo para o Sustentável.

imoveis sustentáveis



O mercado está cada vez mais preocupado em lançar empreendimentos sustentáveis, no entanto, será que existe alguma forma de aperfeiçoar construções antigas, onde não existiu tal cuidado? 





De acordo com o presidente do Grupo SustentaX, Newton Figueiredo, não só existe como já é uma tendência no mercado brasileiro. A redução dos custos operacionais e a melhora na qualidade dos ambientes através de ações sustentáveis. São irreversíveis!

"Atualmente, já existe uma maior demanda por operações sustentáveis em empreendimentos construídos, do que aqueles em processo de construção. É uma tendência em países como os Estados Unidos e que vem crescendo no Brasil, inclusive na região Nordeste, onde cidades como Fortaleza, Salvador e Recife despontam como maiores interessadas", diz Newton Figueiredo.

Custo x Benefício:

Segundo o presidente do Grupo SustentaX, o custo total para tornar um imóvel sustentável depende diretamente da idade e do estado do empreendimento. Conforme diz, "o valor pode variar de R$ 250 mil a R$ 400 mil".

Entre os benefícios citados por ele estão: melhoria da qualidade de vida para os ocupantes, redução dos impactos para as cidades, efetiva redução de custos operacionais, gerando maior competitividade e também rentabilidade para seus investidores.

“É um investimento considerável, mas é preciso reconsiderar o nosso entendimento sobre um prédio sustentável”.

imoveis sustentáveis

Um hospital sustentável é aquele que recupera um paciente mais rápido, a escola sustentável é aquele onde o estudante aprende melhor e mais rápido. 

No caso de prédios comerciais, o objetivo é criar condições onde o funcionário possa ter um nível de produtividade elevado. 


Se melhorarmos a qualidade do ar, baixarmos o nível de ruído e levarmos conforto e uma boa iluminação, conseqüentemente criaremos ambientes mais produtivos. Portanto, o objetivo é tornar um empreendimento já existente mais saudável e mais atraente às empresas, ou seja, mais competitivo “, afirma Newton Figueiredo”.

Imóveis Residenciais:

No caso de imóveis residenciais, os benefícios de um prédio sustentável refletem diretamente na saúde de seus moradores. Evitar usar material de limpeza, tintas e vernizes tóxicos, fazer uma separação do lugar onde se guarda o material de limpeza e o local onde é guardado o alimento são ações simples que podem trazer grandes mudanças. 

Figueiredo explica que "75% da poeira que entra em seu ambiente residencial vem pela sola do sapato. Se na entrada não tiver capachos grandes que obriguem a pessoa a dar pelo menos dois passos, já aumenta a probabilidade de uma alergia, por exemplo".

Diferencial:

imoveis sustentáveis


Para o presidente do Grupo SustentaX, que esteve à frente da certificação LEED para operação e manutenção dos empreendimentos CYK, na avenida Paulista, e no edifício da Editora Abril, na marginal Pinheiro, ambos em São Paulo:



O fato de um imóvel se tornar sustentável é um diferencial que pode ser fundamental na hora da construtora ou imobiliária realizarem suas vendas.

"Em um mercado muito aquecido, a preocupação com sustentabilidade diminui, mais hoje já não é bem assim. O mercado imobiliário enfrenta algumas dificuldades e se preocupa com o que tem a oferecer ao consumidor, dessa forma, os benefícios da sustentabilidade serão um diferencial na hora de convencer o cliente" conclui Newton.

Serviços:

Arquitetura, Decoração e Reformas.

Financiamento para Construção e Reforma.


Fonte: www.diariodonordeste.com.br

Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy