4 de setembro de 2012

Compra de Imóveis: como fechar um bom Negócio?

Tecnisa



Segundo o SECOVI-SP, Sindicato de Habitação de São Paulo, os brasileiros costumam comprar em média até dois imóveis durante a vida. 






No entanto, para realizar uma compra segura, é preciso ter cautela, fazer pesquisas, analisar sua condição financeira e claro muita responsabilidade.

Diante disso, a Tecnisa apresenta aqui uma releitura do guia de compras seguras e bem pensadas, elaborado pelo SECOVI-SP. 

Confira as dicas do que é importante ter esclarecido, antes de fechar qualquer negócio.

1. Onde você quer Morar?

Antes de começar a procura, é preciso ter em mente a localização do futuro imóvel e quanto você poderá gastar na compra. Neste primeiro momento, vale considerar as necessidades futuras da família, como se é importante ou não a presença de escolas ou igrejas na região, bem como estabelecimentos comerciais ou a proximidade ao local de trabalho.

2. Em que tipo de Imóvel?

imoveis


Levando em consideração que o imóvel pode ser usado, novo ou na planta, é necessário saber qual você e sua família preferem e podem comprar. 





Assim, é possível filtrar a busca, o que evita a perda de tempo com opções que não estejam dentro das suas expectativas. Nesse sentido, é válido pensar se a compra será de uma casa ou apartamento, o tamanho pretendido, o número de vagas na garagem, com ou sem varanda e se há necessidade de área de lazer. No caso de condomínio, é importante calcular as taxas mensais junto com outras despesas.

3. Como vai Pagar? 

Geralmente, é difícil ter o dinheiro suficiente para comprar um imóvel à vista, justamente por se tratar de um bem altamente valioso. Nestes casos, a solução mais viável para a maioria das pessoas é fazer um financiamento com um banco ou com a construtora do imóvel.

Para facilitar, os bancos costumam disponibilizar simuladores online de financiamento, estabelecendo o número e o valor das parcelas de acordo com a sua renda. Uma forma de conseguir taxas menores é oferecer uma entrada para o parcelamento. Para tanto, é possível, vender algum bem, como um carro, por exemplo.

4. Comprando um Imóvel usado?

imovel usado


Se a opção é a compra de um imóvel usado, é preciso deixar bem claro para a corretora quais são as especificações do imóvel pretendido.





Nesse caso, vale também se certificar de que o corretor conhece o imóvel antes de agendar qualquer visita. Caso o imóvel não esteja de acordo com as suas exigências, nem o visite. Se a aquisição não for feita através de uma corretora, peça informações detalhadas ao proprietário para evitar visitas em vão.

5. Comprando um imóvel na Planta?

Caso a decisão tenha sido por comprar um imóvel na planta, o recomendado é que a se faça uma pesquisa da história e atuação da construtora escolhida e, se possível, também uma visita a alguma obra já entregue pela empresa.

Não deixe de solicitar uma cópia do registro da incorporação para levá-lo até um advogado de sua confiança, antes de assinar o contrato. "Mesmo que esteja tudo certo, é interessante acompanhar o período das obras, fazendo visitas esporádicas"!

Um alerta para quem vai comprar uma casa ou apartamento ainda na planta é que o valor das parcelas pagas durante o período da construção podem ser diferentes das mensalidades do financiamento. Isso porque até a construção ser entregue, o saldo devedor é corrigido mensalmente pelo INCC ou CUB. 

imovel na planta


No entanto, após a entrega das chaves, o comprador pode optar por quitar o restante da dívida, usando o FGTS para abater um pouco do valor total ou ainda financiar o restante do valor com o banco.




Hoje, o mercado oferece longos prazos e taxas atrativas para a compra de imóveis na planta, mas o importante é que você se programe para que as parcelas, tanto as fixas como as reajustáveis, caibam no seu bolso.

6. Atenção: programe-se para as Taxas extras!

É isso mesmo, depois que você encontrou o imóvel que tanto queria, o financiamento foi aprovado, assinou a escritura e recebeu as chaves do imóvel, esteja preparado com algumas reservas, pois será necessário pagar o ITBI para a prefeitura e as taxas referentes ao cartório, que juntas equivalem à cerca de 4% do valor de compra do imóvel.

Depois de tudo isso, pronto: Você pode aproveitar seu novo Lar doce Lar.

Serviços que Indicamos para Você:



Fonte:
imovel e dicas
Artigo criado pela equipe da Tecnisa, para uso exclusivo do Imovel e Dicas.



Publicação | Equipe | Imovel e Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy