24 de setembro de 2012

Redes de Imobiliárias encontram resistência no Brasil.

vendas de imoveis

 
As imobiliárias brasileiras ainda têm resistência em trabalhar em um modelo de redes de negócios, mas as empresas do setor que aderiram ao formato têm alcançado bons resultados. 




Esse é um dos resultados do trabalho: A Aplicação dos Princípios de Redes de Negócios nas Empresas Imobiliárias - Uma Proposta a partir de Reflexões e Exemplos de Redes Brasileiras. Por Ernesto Michelangelo Giglio e José Antônio Fantin, alunos do mestrado em administração da Unip (Universidade Paulista), e do consultor imobiliário Marcos Goggi.

O estudo foi apresentado na 12ª Conferência Internacional da Lares (Latin American Real Estate Society), realizada na última semana em São Paulo.

A pesquisa contou o estudo de caso de três empresas: Uma nacional com 150 imobiliárias, mas que não atua em rede; uma rede de imobiliárias que atua no interior do São Paulo com 15 unidades; e uma empresa em Santa Catarina que atua no modelo de redes usando franquias.

“Foi verificado que a empresa que não atua em rede trabalha sem a consciência da interdependência, é mais burocrática e tem resultados abaixo do esperado para seu tamanho”, afirmou Giglio.

Nas outras empresas, a pesquisa mostrou que o foco na competição é de um grupo contra outro, e não em competições individuais. Por conta disso, os resultados foram melhores. “A questão de comprometimento é mais forte em empresas que atuam em rede. Na empresa de franquia também há um modelo de confraria, de discussão em conjunto que prepondera”, disse.

redes de imobiliarias



Segundo Giglio, foi verificada uma resistência das imobiliárias em ofertar os melhores imóveis à venda ou para aluguel para toda a rede. Muitas vezes as unidades preferem deixar para a rede apenas o “osso”, ou seja, as unidades mais difíceis de vender ou alugar.




“Assim aparece à função do gerente de redes, solucionando e desenvolvendo relacionamentos, mostrando que a maioria das empresas já estão em rede no mundo, e que um imóvel anunciado em conjunto é vendido com mais rapidez”, finaliza.

Imovel e Dicas - Redes na Venda de Imóveis:

Sem duvida um Imóvel ofertado em rede será vendido com rapidez! No entanto, muitas vezes os imóveis não são divulgados em diferentes sistemas de redes, inclusive sociais de corretores e outras soluções abertas, pela falta de um contrato de exclusividade de vendas.

A ausência de exclusividade (contrato) é ruim para o proprietário que perde velocidade na venda do imóvel e para a imobiliária ou corretor que precisa receber a comissão de vendas rapidamente, ou seja, a falta de entendimento e a regulamentação da relação comercial na venda do imóvel, é um limitador do crescimento das redes corporativas ou que são abertas a parcerias de vendas.

Serviços:

Avaliação e Ofertas de Imóveis nas Principais Capitais.

Produtos e Serviços para Renovar sua Casa.


Fonte: Boa Informação.
Por: Flavia Regina Vicente Batista.

Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy