29 de outubro de 2012

Preservação de Prédios tombados.

preservação de imoveis


Legislação ineficiente, alto custo de reformas e a falta de reconhecimento cultural são fatores apontados como motivadores para o abandono de prédios tombados no Brasil.




A avaliação é feita por estudiosos, urbanistas e profissionais que lidam com a questão na cidade de São Paulo. Nádia Somekh, professora de arquitetura do Mackenzie, afirma que é preciso formular uma política de preservação que funcione de fato.

“Só tombar um bem não resolve. O ato não traz recursos para a recuperação. É preciso planejar a preservação do patrimônio com começo, meio e fim”, declara.

A urbanista Margareth Uemura, do Instituto Pólis (ONG da área de políticas públicas), corrobora com a opinião de que é preciso ter fontes exclusivas para financiar a restauração de prédios tombados.

“Imóveis com interesse histórico, geralmente, têm valor de reforma alto, com muitos critérios para que se possa mexer neles. Isso faz o mercado imobiliário ter menos interesse, e os edifícios correrem risco de abandono.”

imoveis tombados


Lúcio Gomes Machado, urbanista e ex-conselheiro do Condephaat, diz que é preciso “acabar com o preconceito” de que imóveis tombados dão trabalho e, por essa razão, deixar que eles se degradem.




“O proprietário é o responsável pelo bem tombado. Quando ele não tem condições comprovadas para fazê-lo, a obrigação passa para o Estado, que também não costuma assumir o ônus. Esse jogo de empurra tem que acabar”, afirmou.

Decisão:

Em relação à decisão judicial sobre os prédios do INSS, Lucila Lacreta, do Movimento Defenda São Paulo, comentou que ela obriga positivamente o poder público “a dar o exemplo”.

“Patrimônio tombado não pode ser considerado um estorvo. Bons exemplos devem vir, principalmente, de entidades públicas. Elas devem manter o que pertence à coletividade e mostrar que aquilo tem importância e valor cultural para a sociedade.”

Serviços:




Por: Jairo Marques.

Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy