18 de novembro de 2012

Construir e montar a Casa sai caro com Imposto.

construir casa



Você comprou um terreno com o intuito de construir a casa própria. Começa, então, a fazer a lista de produtos a serem adquiridos. 




Em primeiro lugar você adquire os materiais de construção, e já nesta fase é possível notar como os tributos cobrados no Brasil diminuem o poder aquisitivo da população. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, do preço final dos materiais de construção, 32,80% são destinados às contribuições que vão aos cofres públicos.

"O consumidor brasileiro desconhece não só o quanto paga em tributos, como também é ludibriado pela técnica de tributação que omite o verdadeiro custo dos impostos embutidos em tudo o que consome", disse o presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

A Compra dos Eletros:

Depois de construída a casa, é chegada o momento de comprar os eletrodomésticos. Nesta fase, o proprietário vai chegar a pagar mais da metade do preço do produto em tributos, como no caso do aparelho de DVD, em que 50,39% do valor gasto vão para os cofres públicos. 

O microondas vêm logo na seqüência, em peso dos tributos, com 47% do preço final.

eletros para casa



Ainda é importante citar a televisão. Do preço final deste produto, 44,94% são compostos de tributos. 





Eles também têm bastante peso no caso da geladeira (37,88%), do aparelho de som (36,80%), da torradeira elétrica (35,77%), do ferro de passar, ventilador e do liquidificador (34,30%).

Os computadores, por sua vez, estão entre os produtos com menor tributação. Os dados do IBPT mostram que, quando o preço do aparelho é superior a R$ 3 mil, se paga 31,61% do valor final em tributos. Já quando o preço é de até R$ 3 mil, a incidência de tributos cai para 24,30%. No caso do fogão de quatro bocas, ela é de 29,54%.

Montando a Casa:

Depois de construída a casa e comprados os eletrodomésticos, é preciso equipá-la, para ficar mais aconchegante e para atender suas necessidades. Veja, a tabela de quanto se paga em tributos no preço final dos produtos usados com estas finalidades: Basta Clicar.

E não pára por aí! Sobre as contas de consumo, os brasileiros também pagam tributos. No caso da energia elétrica, chega a ser de 48,28%, enquanto na conta de telefone é de 46,17%.

Serviços Relacionados:





Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Impostos podem ser “baratos”, quando percebemos claramente a aplicação destes na excelência dos serviços públicos, tais como: educação, saúde, segurança e infra-estrutura ou então “caros” quando não há bons serviços públicos prestados, a matemática é simples.

É como comparar a Suécia com altos impostos e excelente serviço publico a algum outro lugar, com altos impostos e serviços públicos deficientes. A pergunta que fica é, em que País você quer morar?

Rodrigo Laertte de Moraes.
Avaliador e consultor imobiliário.

Rio de Janeiro, 18 de Novembro de 2012.

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy