10 de novembro de 2012

Limite ao uso do Solo encarece Imóvel.

imoveis



Com a revisão do Plano Diretor em 2013, espera-se que os potenciais de construção sejam expandidos.




Tempos atrás era possível construir oito ou mais vezes na área de um terreno, porém, hoje, isso não é mais possível.

“Cada vez mais a legislação impõe limites para o uso e ocupação do solo na cidade de São Paulo, e isso acarreta na diminuição do aproveitamento dos terrenos, tendo como conseqüência a elevação dos preços dos imóveis”, afirma o vice-presidente de Legislação Urbana do Secovi-SP, Ricardo Yazbek.

Yazbek conta que em 2002, o Plano Diretor Estratégico da prefeitura de São Paulo reduziu os coeficientes de aproveitamento básico do solo, estabelecendo novos limites de construção, que variam de 1.0 até 2.0 dependendo da região na cidade, e as normas de zoneamento urbano. 

“A idéia era baratear os preços dos terrenos, o que não ocorreu. Ao contrário, o preço da terra subiu”, diz Yazbek. Se o empreendedor não compra um potencial adicional de construção da prefeitura, cota que permite expandir o tamanho da obra, no caso de um edifício, o número de andares, ele vai ficar com menos espaço para a expansão das obras. 

terrenos


Sendo assim, o empreendimento terá menos unidades, ao passo que os preços serão mais altos, além de encarecer o valor do condomínio.





Potenciais Zerados:

Em muitos lugares onde foi possível expandir as unidades graças aos potenciais adicionais, o mercado imobiliário cresceu. Com tal crescimento, os estoques “a mais” fornecidos pela prefeitura ficaram em seu limite ou então se esgotaram.

Desafio para 2013:

Yazbek conta que o desafio do mercado imobiliário é equilibrar a oferta e a demanda, oferecendo imóveis com preços que caibam no orçamento das famílias. “Para 2013, o Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo será revisto, obrigatoriamente, e esta será a grande oportunidade de corrigir aquilo que se mostrou equivocado”, ressalta.

Serviços:




Por: Heraldo Marqueti Soares.
Fonte: InfoMoney

Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy