22 de janeiro de 2013

Dúvidas sobre o IPTU 2013?

IPTU



O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já começou a ser entregue na maioria das cidades!





Veja a seguir uma lista de perguntas e respostas sobre o IPTU, que vão ajudar a entender melhor o imposto.

1) É melhor parcelar ou pagar à vista?

O pagamento à vista acarreta descontos, muitas vezes maiores do que o rendimento da poupança ou das aplicações. Na cidade de São Paulo, a redução para pagamento total é de 6%, em Maringá (PR), esse ano o desconto chega a 15%, por exemplo.

Quem possui dinheiro suficiente para realizar o pagamento único deve fazê-lo, mas tome cuidado: fazer empréstimo para pagar o imposto de uma vez só não compensa, já que o parcelamento no carnê não tem juros, mas os empréstimos, sim.

2) Porque imóveis do mesmo tamanho têm valores de IPTU diferentes?

O cálculo do imposto leva em conta não só o tamanho do imóvel, mas sua função e uso, ou seja, o valor do IPTU de um imóvel residencial é diferente do cobrado para imóvel comercial e para terrenos.


IPTU




3) Quem está isento de pagamento de IPTU?





Existem algumas regras de isenção de imposto que podem variar de cidade para cidade. Por lei, aposentados e pensionistas do INSS, associações de amigos de bairros, agremiações desportivas, patrimônios do governo e de entidades culturais não pagam imposto.

4) Em quantas vezes pode-se parcelar o imposto?

O IPTU pode ser pago de uma só vez ou parcelado em 10 vezes no carnê da prefeitura da cidade.

5) Acho que meu IPTU foi calculado errado, o que posso fazer?

É possível solicitar uma visita especial do órgão responsável pelo imposto ao imóvel ou terreno no qual houve erro de cálculo. A solicitação deve ser feita formalmente através de formulário próprio (prefeitura de sua cidade), até 90 dias depois do vencimento da primeira parcela.

Serviços Relacionados:


Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas

2 comentários:

rose rolim disse...

Estou vendendo meu imóvel. Devo pagar a conta única ou ir pagando as parcelas enquanto o contrato não é assinado, para que os novos proprietários assumam as demais parcelas?

Rede LareCia disse...

Boa Noite! Sra. Rose,

Continue pagando as cotas do IPTU até concretizar á venda, ou seja, até a data da escritura, após esta ter sido concretizada, entregue o carne para que o comprador assuma os pagamentos.

Atenciosamente.
Atendimento Rede Lar&Cia.

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy