8 de março de 2013

O que as Construtoras entregam no Imóvel?

imovel e dicas



Não há uma lei que determina os itens que devem ser entregues no imóvel novo.







De acordo com Carlos Borges, vice-presidente de tecnologia e qualidade do Secovi-SP e diretor técnico da Construtora Tarjab, não existe uma lei que determinam quais os itens de acabamento devem ser entregues, vale o memorial descritivo, mas existe um certo padrão no mercado em relação a isso:

"A maioria das construtoras entrega o básico, como portas, fechaduras, pinturas, esquadrias de alumínio, mas já não costumam entregar pisos e revestimentos em alguns cômodos", afirma. De forma geral, ele explica que toda à parte do acabamento mais complexa, e pequenas obras que envolvam o uso de cimento e argamassa, são de responsabilidade das construtoras. 

À parte do acabamento considerada mais simples, como piso laminado, e outros itens facilmente aplicados são de responsabilidade do consumidor. "Não há uma regra, mas há um bom senso. Não é razoável que um apartamento não tenha janela, por exemplo", diz.

Ele explica que isto também pode variar de acordo com o estado. Segundo ele, em São Paulo, por exemplo, é comum que sejam entregues apenas os pisos dos banheiros, da cozinha e da área de serviço, mas não o piso das áreas secas, como salas e quartos. Já no Paraná, as construtoras não costumam entregar o tampo de granito da pia da cozinha. 

imoveis na planta



No estados ao norte do Rio de Janeiro, as venezianas das janelas são entregues, enquanto nos estados ao Sul do Rio não.






"Nós percebemos no mercado um enxugamento cada vez maior do acabamento entregue pela construtora, e um aumento de itens vendidos como opcionais", afirma.

Como o que é entregue pode variar de acordo com o estado e na falta de regulamentação, a orientação de Borges é que os compradores sempre verifiquem o memorial descritivo (veja um exemplo) do apartamento para avaliar se o que a construtora se compromete a entregar está dentro do que o mercado oferece.

"Se houver dúvidas, o comprador pode fazer uma pesquisa com outras construtoras para checar se o acabamento que consta no memorial está destoando. Se estiver, será que mesmo assim vale a pena o esforço pelo preço mais baixo?", questiona Carlos Borges.


Para exemplificar pense em um Imóvel novo (Planta) como a compra de um automóvel zero quilometro, alguns itens presentes são de "serie" e outros somente solicitando ou pagando para tal, a vantagem no caso do imóvel é que você pode fazer também uma mudança no projeto como, por exemplo, integrar espaços durante a construção, o que é obviamente impossível com o carro.

Você tem bons motivos para Comprar seu Imóvel na Brasil Brokers - Solicite agora um Atendimento.


Fonte de Consulta: Você S.A.

Edição e Publicação | Equipe | Imovel e Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy