11 de dezembro de 2019

Dicas de Arquiteta para ambientes Pequenos






É possível deixar um ambiente pequeno, com a sensação que ele tem um espaço maior! 







Para isso, é preciso ficar atento para não cometer alguns erros e excessos, que fazem com que o ambiente pareça menor, veja as dicas:

“Não basta ser criativo para garantir uma decoração bonita, adequada ao espaço e confortável. Muitos erros são recorrentes em função, sobretudo, por não respeitar o tamanho do espaço a ser ambientado, primeiramente é preciso ter domínio do local”, ressalta a Arquiteta Ira Oliveira.

O princípio básico diz respeito às cores que serão escolhidas para as paredes, seja na tinta ou no papel de parede. Paredes com cores escuras absorvem a luz e deixam o ambiente mais escuro, fazendo com que ele pareça menor por estar mais fechado.

As tonalidades mais claras fazem com que o espaço pareça mais aberto e, consequentemente, maior. Além disso, aposte nos espelhos para dar uma sensação maior de amplitude.

“O uso de cores leves, papéis de parede e espelhos aplicados estrategicamente realçam os ambientes pequenos e criam uma sensação de um espaço mais amplo, mesmo que apenas emocionalmente”, explica a arquiteta do escritório Ira Oliveira Arquitetura e Interiores

As cores escuras não estão completamente excluídas, mas devem ser usadas com cuidados. “As cores escuras para locais pequenos podem ser usadas, porém com moderação porque tendem a diminuir a sensação de amplitude. O ideal é utilizar uma paleta de cores mais suaves, e ousar com pontos de cor em objetos facilmente removíveis, como quadros e almofadas, por exemplo”, acrescenta Ira.

Mesmo que você goste e tenha muitos móveis, é hora de fazer uma seleção do que será utilizado. O excesso de móveis em um único ambiente pode deixar a sensação que o espaço é limitado. Além disso, veja quais as medidas no ambiente estão disponíveis e evite colocar os móveis no limite.




“Verificar as interferências como janelas, portas, passagens, pilares e vigas é fundamental porque definirá o espaço e as dimensões possíveis dos móveis”, reforça.






O ideal é não ocupar toda a área e deixar espaços para que haja uma livre circulação. “Tanto os tamanhos quanto as cores do mobiliário, influenciam para deixar o ambiente aparentemente menor ou maior. Sofás e mesas de jantar grandes demais podem apertar, dificultando a circulação e dando a impressão de que estão mal posicionados”, sugere.

E se você é daqueles que gosta de encher a casa de objetos de decoração, todo cuidado é pouco. Encher os móveis de enfeites pode deixar o ambiente carregado, com a sensação de que ele está lotado e com pouco espaço. Selecione bem o que vai ficar à mostra, levando em consideração os objetos que reforcem o estilo de vida e personalidade do proprietário.

Um outro detalhe é que as cortinas curtas dão a sensação que o pé direito do imóvel é mais baixo. Se a opção for uma cortina que vai do teto até o chão, ela ajuda a esticar a silhueta do espaço, dando uma sensação de mais espaço.

Quanto ao piso, mesmo estando em alta no mundo da decoração, se seu imóvel não é favorecido em termos de área disponível, evite os pisos muito estampados porque eles fortalecem a sensação de que o espaço é reduzido.

Preste atenção também na iluminação do ambiente. A luz natural é amiga de espaços mais apertados porque dão a sensação de amplitude. Mas se este não é o caso, distribuir luminárias pelo espaço, evitando que tenha apenas um ponto central de iluminação, vai rebater a luz e clarear os cantos mais escuros.

Esta solução, com o espaço mais iluminado, garante uma sensação de que o ambiente é mais amplo. “Criar climas diferentes com uma iluminação pontual, e projetada para iluminar determinados pontos de interesse, pode ser um recurso bacana para turbinar a decoração”, conclui a arquiteta.

Para inspirar vejam abaixo, uma seleção de Projetos de Salas com pouca metragem:

Salas Decoradas
  
Salas Decoradas

Salas Decoradas

Salas Decoradas

Salas Decoradas

Salas Decoradas

Salas Decoradas

Salas Decoradas

Salas Decoradas

Salas Decoradas


Serviços:

Se você deseja um serviço especializado de design de interiores a Brasil Brokers Enjoy Imóveis pode ajudar, solicite agora a visita de um Arquiteto - Basta Clicar


Fonte: Zap em Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Brasil Brokers Enjoy Imóveis